ESTRUTURAS GEOLOGICAS
- Os crátons constituem blocos de rochas muito antigas nos períodos Arqueano e Proterozoico. São divididos em escudos cristalinos e plataformas. Os escudos cristalinos são constituídos de rochas cristalinas. Por terem-se formado no inicio da consolidação da crosta terrestre constituindo os primeiros núcleos emersos, são de tectônicas estáveis, resistentes, porém muito desgastados pela erosão. As plataformas são superfícies cratônicas recobertas por camadas de sedimentos, como a Plataforma Sul-Americana.
- Os dobramentos são formados por rochas menos resistentes afetadas por intensos movimentos tectônicos. Forças internas da Terra reparam continentes provocando o enrugamento de suas bordas, dando origem as maiores elevações do planeta. Os dobramentos modernos formaram altas cadeias de montanhas na Era Cenozoica no Período Terciário, há cerca de 60 milhões de anos. Por se situarem próximas aos grandes falhamentos, essas cordilheiras, estão sujeitas a terremotos e atividades vulcânicas. Os dobramentos antigos se formaram no Pré-Cambriano e no Paleozoico, períodos geológicos mais antigos.
- As bacias sedimentares são depressões preenchidas por sedimentos de áreas com maiores altitudes. As mais antigas se formaram por processos ocorridos desde o inicio do período Faneozóico, na Era Paleozoica e na Era Mesozoica. No entanto, o processo de sedimentação continuou com intensidade, e é um processo ativo até os dias atuais, na Era /cenozoica, constituindo as bacias sedimentares recentes. A essas estruturas associam-se jazidas de combustíveis fosseis.
- ESTRUTURAS GEOLÓGICAS NO BRASIL: O território brasileiro apresenta um dos mais completos registros geológicos, com expressivos testemunhos de mais de 3 bilhões de anos da evolução das