Estrutura Geologica
Chamam-se estrutura geológica de um local as rochas que o compõem, que se dispõem em diferentes camadas, que apresentam diferentes tipos e idades e que se originaram de diferentes processos geológicos.
A importância da estrutura geológica decorre das riquezas minerais a ela associadas e do seu papel na constituição do relevo e do solo desse local. A estrutura geológica brasileira é constituída por escudos cristalinos, que abrangem cerca de um terço (36%) do território nacional, e por bacias sedimentares, que ocupam cerca de dois terços (64%) do total do país. Não existem dobramentos no Brasil.
Outro elemento importante para compreender a estrutura geológica de um lugar são os tipos de rochas. Com base neles, reconhecem-se três tipos principais de estruturas geológicas no globo, terrestre:
* Escudos cristalinos ou maciços antigos: Compostos por rochas cristalinas (ígneas, ou magmáticas, e metamórficas), constituem bastante resistentes e rígidas. De idades geológicas bem antigas, da era Pré-Cambriana (Arqueozóico e Proterozóico) e da Paleozóica, originamrelevos planálticos e, eventualmente, algumas depressões (áreas rebaixadas);
* Bacias sedimentares: Mais recentes que os escudos, datam das eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Constituídas por detritos acumulados e compostas por rochas sedimentares, originam planícies, planaltos sedimentares ou, então, depressões;
* Dobramentos modernos: Área que sofreram grandes dobrametos ( elevações do terreno em consequência de pressões originadas no interior do planeta) no período Terciário ( era Cenozóica) e que formam relevo montanhoso, como as grandes cadeias de montanhas jovens ou terciárias: Alpes, Andes, Himalaia, Rochosas, etc.
Podemos perceber, com a correta leitura do mapa, que existem três tipos principais de estruturas geológicas: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (clique nos nomes para conhecer detalhadamente cada uma dessas formas).
Os crátons,