Estrutura geologica
A realização de estudos direcionados ao conhecimento geológico é de extrema importância para saber quais são as principais jazidas minerais e a quantidade que existe no subsolo. Tal informação proporciona o racionamento da extração de determinados minérios, de maneira que não comprometa sua reserva para o futuro.A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânico.
Desenvolvimento : A estrutura geológica:
O Brasil apresenta uma estrutura geológica antiga (rochas antigas) , que datam da era geológica pré – cambriana.Esse fato confere ao país uma grande riqueza mineralógica (minerais metálicos – Ferro , Manganês ) , já que essas rochas de origem cristalina são impregnadas desses minerais.Podemos citar províncias de minerais com grandes reservas , como é o caso de Carajás , no Sul do Pará e oQuadrilátero ferrífero em Minas Gerais , sem falar no Maciço do urucum na região Centro – Oeste.
Falta ao país então aproveitar melhor , e bem esses recursos , desenvolvendo e qualificando mais a tecnologia industrial , bem como , agregar valor às mercadorias e conquistar novos mercados.
Com toda essas característica geológica , ainda de vantagem , leva a oportunidade , de por ter estrutura geológica antiga e estável , estar livre de terremotos e vulcanismo em todo o território , fato esse que despreocupa o país de possíveis catástrofes geológicas . Isolados tremores de terra já aconteceram no país , sendo explicadas pelos geólogos , como sendo acomodações subterrâneas por infiltrações de água no subsolo .Apenas um tremor preocupante , o que ocorreu no Sudeste , com especulações tectônicas marinhas , mas que não teve maiores conseqüências , como os que ocorrem no Japão , México , e países andinos.
Sendo portanto o Brasil , beneficiado pela natureza interna (subsolo) e pela natureza externa (grande diversidade vegetal e clima