Pirâmide alimentar
A pirâmide alimentar é um esquema gráfico que distribui os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar a entender e a como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes.
Os Grupos Alimentares
Grupo 1: Carboidratos
Fazem parte desse grupo: os pães, massas, arroz, batata e cereais. Esses alimentos são a base da pirâmide alimentar e a maior fonte de energia para o corpo. Estão inclusos aqui a glicose, a sacarose, a maltose e o amido, que constituem os principais elementos dos alimentos ricos em carboidratos. Consumo recomendado por dia: de 6 a 11 porções
Grupo 2: Verduras e legumes
Esses alimentos possuem os componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo contendo ferro, fibras, sais minerais e vitaminas e além disso contribuem com muitos benefícios a saúde. Consumo recomendado por dia: 3 a 5 porções.
Grupo 3: Frutas
As frutas possuem várias vitaminas e substâncias que trazem diversos benefícios para o organismo de quem as consume. A mais conhecida é a vitamina C, presente na laranja, no limão e na acerola. Ela é antioxidante e previne resfriados e gripes. Consumo recomendado por dia: 3 a 5 porções.
Grupo 4: Carnes, ovos e grãos
Esse grupo é o dos alimentos construtores. A grande quantidade de proteínas ajuda na formação e crescimento do corpo das crianças até a fase adulta. São os alimentos como carnes, ovos, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes e castanhas que auxiliam na estrutura óssea, formação de tecidos do cérebro, dos músculos, de diversos órgãos e da pele. Consumo recomendado por dia: 2 a 3 porções.
Grupo 5: Laticínios (leites e derivados)
Nesse grupo temos o leite e todos os seus derivados, como iogurtes, coalhadas e queijos. Esses alimentos são ricos em