piramide alimentar
Ela tem como objetivo principal mostrar que uma alimentação saudável deve ser variada e moderada e a partir desse tipo de regime alimentar, conseguiremos diminuir doenças como a obesidade e a carência de nutrientes.
A pirâmide tradicional é dividida em seis grupos alimentares, que estão repartidos em quatros degraus. Na base, se encontram os carboidratos, importantes fontes de energia; acima, estão os vegetais e frutas; logo depois, as proteínas de carnes e grãos, além dos laticínios e por último, estão os lipídeos e açúcares, que devem ser consumidos com moderação.
Tipos de pirâmide alimentar
Apesar de ter um conceito único, existem diversos tipos de pirâmide alimentar adaptadas de acordo com os hábitos alimentares de alguns países, respeitando culturas e a disponibilidade de alimentos daquela região. Há, ainda, aquelas feitas a partir de alguns estudos e pesquisas.
As mais conhecidas são as:
Pirâmide Norte-americana;
Pirâmide Funcional;
Dieta Mediterrânea;
Nova Pirâmide Alimentar ou Pirâmide de Harvard;
Pirâmide Brasileira.
Pirâmide Alimentar
Os Grupos Alimentares
Pirâmide Alimentar Infantil
A Nova Pirâmide Alimentar
A infância e a adolescência é a fase da vida em que o corpo está sendo formado. Por isso, a alimentação é muito importante. Para evitar os problemas de crescimento, má nutrição e obesidade infantil, que atinge tantas crianças no mundo inteiro, é importante que alimentação infantil seja completa.
Uma alimentação completa significa uma dieta variada, rica nos mais diferentes nutrientes. Existe uma divisão importante dos tipos de alimentos que podem orientar a dieta de uma criança:
Alimentos energéticos: carboidratos e gorduras;
Alimentos reguladores: