Manual de Obras de saneamento
MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO
3ª EDIÇÃO
JUNHO/97
INTRODUÇÃO
O objetivo deste Manual, Terceira Edição atualizada, é estabelecer especificações básicas de serviço e as respectivas regulamentações de preços. O conteúdo está baseado nas especificações, nas composições de preços e critérios de medição que serviram de parâmetros para as duas edições anteriores.
Foram introduzidos novos materiais, novas tecnologias, bem como expurgados alguns itens cujo emprego deixou de ser usual dentro da SANEPAR. Houve também a preocupação de procurar esclarecer ao máximo as dúvidas e controvérsias, oriundas de má redação ou de pouca explicação.
Não se trata de um produto acabado e imutável; na medida de sua utilização poderão surgir outras possibilidades de se proporcionar soluções mais adequadas a determinados problemas.Para isto continuará a sistemática para revisão e atualização prevista nas edições anteriores, de maneira a mantê-lo sempre adequado ao grau de relevância exigido.
A orientação metodológica foi alicerçada nas edições anteriores e o desenvolvimento dos trabalhos pertinentes a esta edição foi de responsabilidade da Comissão, designada especialmente para este fim, pela Resolução nº 83/95 do Diretor Presidente da SANEPAR.
CONSTITUIÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MANUAL
O Manual está composto por dezoito Módulos, os quais, com exceção do 0(zero) Disposições Gerais, representam cada um segmento de obra ( Canteiro de Obras,.....,
Esgotamento,....., Fechamento,....., Ligações Prediais). Cada Módulo é composto por Blocos de Serviços (Escavação,....., Parede,....., Concreto,....., etc). Estes, por sua vez, subdividem-se em Itens de Serviço (Escavação manual, Escavação mecânica,....., Alvenaria de tijolo,
Alvenaria de Pedra,....., Concreto não Estrutural, Concreto Usinado “slump”5,....., etc...).
Cada Módulo é composto de:
1) Especificação : corresponde a descrição de como cada serviço deverá ser executado.
2)