Evolução dos Computadores
R: Uso restrito. Precisava ser reprogramado a cada tarefa. Grande consumo de energia. Problemas devido à muito aquecimento. As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.
A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.
3. O que contribui para que os computadores, na sua evolução, sejam significativamente menores que seus antecessores?
Descoberta maneiras de miniaturizar os itens maiores em chips, aumentando assim também a confiabilidade e velocidade do computador.
4. Faça uma descrição das gerações de computadores, citando suas principais características.
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
A