Pirâmide alimentar
Agradecimentos
Agradecemos a Deus por nos dar a oportunidade de realizar este trabalho e a nossa Professora Maria Cristina Elias, pelas aulas e orientação para que este pudesse ser concluído.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a avaliação da Pirâmide Alimentar elaborada nos Estados Unidos em 1992, da Pirâmide Alimentar Mediterrâneas, as adaptações realizadas para a elaboração de uma Pirâmide Alimentar para a população brasileira, a nova base da Pirâmide Alimentar, e suas influências e melhorias na qualidade de vida das pessoas que utilizam este guia alimentar.
Introdução
Para muitas pessoas, o momento da alimentação é desfrutado ao máximo, com prazeres e sabores altamente atrativos ao paladar.Escolher o que comer este diretamente ligado, aos hábitos alimentares e culturais de cada região, ás relações psicológicas e ao estilo de vida. A má alimentação afetará as relações nutricionais de cada indivíduo, acarretando, sérios problemas físicos e emocionais ao longo da vida. Os modelos da Pirâmide Alimentar é uma ótima ferramenta para quem se preocupa com uma boa alimentação e podem ser usados por todos.
Vários estudos foram realizados, principalmente norte americano, em busca de encontrar a melhor maneira de informar a população sobre como deve ser composta a alimentação.
A Pirâmide Alimentar é o mais moderno Guia de Alimentação, aprovado, pela Organização Mundial da Saúde. Substituiu a roda de alimentos usada para explicar os grupos de alimentos, que agora foram subdivididos, para melhor garantir o consumo de todos os nutrientes nas quantidades adequadas. Para adaptar ao hábito alimentar do brasileiro, a Prof. Dra. Sonia Tucunduva Philippi e colaboradores, da Faculdade de Saúde Publica da USP, introduziu o grupo das leguminosas e adequou as porções de cada grupo de alimentos.
As recomendações para uma alimentação equilibrada são:
Consuma uma variedade de alimentos
Equilibre os alimentos que você consome com