Piramide Alimentar
Artigo
Benefícios da Pirâmide Alimentar
O importante para emagrecer é manter uma dieta saudável e mudar os hábitos para que você conquiste, com saúde, o corpo de seus sonhos.
A nutricionista Tereza Cibella diz que quando pensamos em reeducação alimentar e dieta balanceada, logo nos vêm à cabeça aquele desenho triangular, com todos os tipos de alimentos divididos em categorias, da base ao topo, não é mesmo. “Trata-se da Pirâmide Alimentar, que foi adotada em 1992 nos Estados Unidos e desde então é usada mundialmente por sua visualização simples e de fácil compreensão sobre como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes.”
De acordo com a especialista, os objetivos principais da Pirâmide são auxiliar no consumo equilibrado de alimentos, promover menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol e maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, além de incentivar a ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. “A pirâmide alimentar categoriza os alimentos em níveis, nos quais cada grupo possui uma recomendação específica de consumo. Por exemplo, Os alimentos que constituem a base devem ser consumidos com mais frequência do que os que estão no topo.”
Cibella ainda conta que na pirâmide alimentar brasileira, os alimentos são divididos em oito grupos alimentares:
Grupo 1: Cereais, pães, tubérculos e raízes
Constitui a base da pirâmide. São alimentos fontes de carboidratos, a principal fonte de energia utilizada pelo nosso organismo. Recomenda-se o consumo de 6 porções de alimentos deste grupo.
Grupo 2: Verduras e Legumes
Recomenda-se o consumo de 3 porções ao dia, sendo que cada porção corresponde ao fornecimento de 35 calorias.
Grupo 3: Frutas
Recomenda-se o consumo de 3 porções de frutas ao dia, sendo o equivalente a 70