Protestantismo
O Protestantismo é um dos principais ramos (juntamente com a Igreja Romana e a Igreja Ortodoxa) do cristianismo. Este movimento iniciou-se na Europa Central no início do século XV como uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval. Os protestantes também são conhecidos pelo nome de evangélicos juntamente com os pentecostais e neopentecostais oriundos de Igrejas Protestantes, no contexto brasileiro, o termo 'protestante' é usado para se referir às Igrejas oriundas diretamente e conteporaneamente na Reforma Protestante, como a Luterana, a Presbiteriana, a Anglicana, a Metodista, a Batista e Congregacional; e o termo 'evangélico' é usado para se referir as mesmas, com exceção da Anglicana, e as indiretamente e/ou posteriormente oriundas da reforma que são as pentecostais e neopentecostais que também são referidos como protestantes, no Brasil ambos costumam se referir pouco como protestantes e muito como evangélicos.
O protestantismo ou cristianismo protestante ganhou o seu nome do “Protesto”, que foi um documento de protesto editado em 1529 por seis príncipes alemães e representantes de 14 cidades ao sul da Alemanha.
O protestantismo começou como um movimento modesto para tratar certos problemas na estrutura existente da Igreja e do Estado. Lutero apelava para a consciência contra a autoridade eclesiástica, mas por outro lado alertava seus seguidores mais radicais de que não se podia permitir qualquer cisão teológica.
O protestantismo apresenta elementos em comum apesar de sua grande diversidade. ABíblia é considerada a única fonte de autoridade doutrinal e deve ser interpretada de acordo com regras históricas e linguísticas, observando-se seu significado dentro de um contexto histórico. A salvação é entendida como um dom gratuito (presente, graça) de Deus alcançado mediante a fé. As boas obras não salvam, sendo resultados da