Protestantismo
A palavra “protestante” , de acordo com a definição do dicionário se refere a “um membro de uma das igrejas cristãs que terminaram se separando da Igreja católica Romana desde o século XVI; batistas, presbiterianos, congregacionais, e alguns outros.” O termo protestante não é um termo pejorativo. A palavra é derivada do latim da preposição PRO, que significa “para”, e o infinitivo TESTARE, que significa “testemunho”. Um protestante é, então, uma testemunha – uma testemunha de Jesus Cristo e da Palavra de Deus.
A Reforma Protestante – 1517: Religiosa com dimensões políticas, sociais e econômicas; origem das igrejas históricas do protestantismo; quatro manifestações iniciais: luteranos, reformados (calvinistas), anabatistas e anglicanos
A idade média, em contraste com outros períodos da história, foi caracterizada por uma cultura religiosa que influenciava e impregnava todas as atividades sociais. A política, a economia, as artes e a filosofia eram de competência direta da igreja. O papado era, ao mesmo tempo, uma potência religiosa e política. Grande parte da vida econômica estava organizada ao redor das igrejas paroquiais e dominada por elas. As artes eram, por definição, religiosas: a pintura e a arquitetura refletiam a preocupação pelo transcendente, não havendo evidência mais clara disso que o impulso vertical das catedrais.
Causa: A situação da Igreja Católica Medieval que enfrentava profundas crises. O povo vivia na ignorância das Escrituras, cheios de superstições, crendices, alheios ao que era, de fato, o evangelho. No seculo XIV houve a transferência da sede da igreja, deixando de ser em Roma como era há muitos anos, sendo transferida para um cidade no Sul da França, Avinhão. Outro fenômeno que constrangeu todos foi o Grande Cisma.
Insatisfação politica e religiosa dos europeus
Período Humanista/ Renascimento. Fascinação pela antiguidade clássica, surgindo os humanistas bíblicos que se interessaram em estudar a bíblia como literatura, a