piramide alimentar
Nenhum alimento conterá todos os nutrientes necessários para a sua vida e um mesmo tipo de alimento pode oferecer ao corpo nutrientes em grande quantidade, que podem causar várias doenças. O ideal então é equilibrar a alimentação. A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos no dia a dia. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes.
A pirâmide funciona da seguinte maneira: A base larga indica os alimentos mais necessários e que devem ser comidos em maior quantidade, a medida que vai ficando menor a pirâmide, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em poucas vezes. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo.
Alimentos como açúcar, as gorduras e o sal podem ser encontrados em vários grupos, por já estarem presentes naturalmente nos alimentos. A ingestão particular desses alimentos, como por exemplo: o sal de cozinha e o açúcar de mesa, devem ser alvos de atenção. Uma vez que o comido em grande quantidade pode fazer mal a saúde. O mesmo vale para as gorduras.
Á água, não faz parte da pirâmide alimentar tradicional, porém alguns nutricionistas (trabalhadores que ensinam crianças e adultos como comer certo) defendem que á água é a base da pirâmide, por ser essencial a vida e presente na maioria dos seres