Balanço patrimonial
Módulo: 02
Atividade: Posicionamento Critico
Título: Objetivo do Desenvolvimento do Milênio
Aluno: Adriano
Disciplina: Fundamentos da Economia
Turma: 04
Introdução
O objetivo deste texto é mostrar como o Estado brasileiro distribui seus gastos para aumentar os níveis de produção e emprego. Para isso, o Estado destaca o fortalecimento do controle da inflação, dos déficits fiscais e de transações correntes.
Justificativa
O crescimento do número de desempregados no Brasil é assustador, por isso é um dos temas que mais preocupa a opinião pública.
A produção industrial vem apresentando também altos níveis de desaquecimento, entre os problemas apresentados para a queda nos índices estão a elevada carga tributária, competição acirrada, alto custo da matéria-prima, falta de demanda e escassez de mão de obra qualificada.
Desenvolvimento
Como observamos nos dias de hoje, o Estado vem se preocupando muito em ajustar seus custos para investir na educação, mas ainda falta uma boa centralização de esforços.
A curto prazo o Estado poderia tomar algumas medidas que dizem respeito aos gastos públicos dirigidos à criação de emprego e renda. Uma medida que poderia ser tomada é a ampliação da jornada escolar e o estabelecimento da escola de tempo integral, até para melhorar a formação do trabalhador brasileiro, isso criaria uma boa distribuição de empregos. Outra medida seria o desbloqueio da reforma agrária que o próprio PT bloqueou, dando andamento ao programa agrário do governo anterior, aperfeiçoando-o e ampliando-o. Isso teria um efeito disperso nas áreas mais pobres e nas populações mais desprovidas de alternativas para o desemprego rural.
Havendo mudanças na criação de empregos e melhorando a qualificação dos trabalhadores através das escolas, consequentemente os níveis de produção irá ter uma considerável melhoria.
Conclusão
Levando-se em consideração esses aspectos o Estado esta fazendo grande esforço