Piaget etapas do desenvolvimento
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS (sensorial-motor, Pré-operatório, Operações Concretas e Operações Formais) que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.
1° Estágio - Sensorial-motor (0 – 2 anos)
Esse estágio é chamado de sensório-motor porque os atos inteligentes da criança compreendem a ações motoras como resposta aos diversos estímulos que afetam os seus sentidos.
Nesse período a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora, a criança se expressa/fala com o corpo. A principal característica desse período é que a criança não representa mentalmente os objetos. Sua ação é direta sobre eles. Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura.
Segundo Piaget, a melhor maneira de se compreender o conceito de objeto na criança desta idade é observar o seu comportamento quando um objeto desaparece ou é escondido. Ela é incapaz de afastar o obstáculo para chegar ao objeto. O objeto que desapareceu do seu campo preceptivo deixou de existir para ela.
No fim deste período acredita já na permanência ou presença do objeto, mesmo quando é escondido em locais diferentes. Também já é capaz de acompanhar as deslocações e o procurar o objeto “sumido” no local próprio. Nesse mesmo período de dezoito meses, a criança começa a pensar. Para Piaget, o pensamento está intimamente ligado a esquemas motores e ao conceito de objetos e das suas características. A criança imita acontecimentos que vê desenrolarem-se à sua volta. No final do estádio sensório-motor