Logistica
A empresa utiliza a logística como diferencial competitivo, busca fidelizar seus clientes com um bom atendimento logístico. No cenário atual, preocupar-se com a logística tornou-se fundamental nas empresas. O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e fortemente competitivo. Portanto, elas estão buscando a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Para alcançar esses objetivos, cada um tenta alcançar o seu próprio caminho; porém, um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da logística, que deve ser entendida como o gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino. A globalização, a mudança no comportamento dos consumidores, a redução do ciclo de vida dos produtos e o enfraquecimento das marcas exigem que as organizações adquiram e desenvolvam novas competências para conquistar e manter clientes.
Ampliam-se as dimensões da competitividade, a qual deixa de ser regional para ser global. A concorrência passa a acontecer entre cadeias produtivas e não mais entre empresas isoladas. Nesse contexto, as vantagens e diferenciais competitivos são cada vez mais efêmeros. Rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um discurso e tornam-se obrigatórias.
Alianças logísticas
A empresa Vilma Alimentos possui mais de 100 alianças logísticas entre motoristas autônomos e transportadores. A contratação de profissionais que desempenham o serviço de transporte de forma eficiente gera uma economia de recursos e um aumento no nível de satisfação do cliente.
Instalações
A empresa conta com um fábrica (parque industrial) localizado em Contagem MG instalada em uma área total de 115.000 m2 e com 50.000m2 de área construída e 11 armazéns ou instalações logística. Para definir a localização geográfica de cada instalação foram analisados os