Gente feliz com lágrimas
Este livro está divido em seis partes: 1. “ Um qualquer de nós”, na qual nos é descrita a vida desta família na perspetiva de Nuno Miguel, Maria Amélia e Luís Miguel 2. “ A terceira pessoa do singular” 3. “ O último suspiro da mamã” 4. “ A outra versão de Marta” 5. “ Regresso Invisível” 6. “A felicidade sábia”
Este livro conta a história de uma família Açoriana numerosa que desde cedo passou por diversas dificuldades. O livro está dividido em seis partes, Inicialmente esta história é contada na perspetiva de três dos filhos: Nuno, Maria Amélia e Luís Miguel.
Desta forma estes contam toda uma vida regida pela rigidez da educação de seu pai, que era um homem violento e duro, que espancava os filhos que considerava essencial desde cedo os filhos começarem a trabalhar para merecerem o pão que comiam.
Para contratar o perfil de mãe que todos idealizamos, uma mulher preocupada, atenta, trabalhadora e que acima de tudo dá todo aquele apoio e carinho que necessitamos, a mãe desta família caraterizava-se por ser fria, desligada dos inúmeros filhos que tinha. Desta forma todo o amor que este casal tinha era direcionado um para o outro, sendo os filhos uma mera consequência de um amor carnal.
Desta forma Maria Amélia tornou-se a figura maternal desta família, desde muito cedo que tomou conta dos seus irmãos, cozinhava e geria a casa. Por vezes quando executava mal a estas tarefas devido à sua tenra idade era espancada por sua mãe. Naturalmente esta sua infância trouxe sequelas à sua vida futura.
Luís, o segundo filho, era um bom rapaz que acima de tudo tentava proteger os seus irmãos à violência do pai. Como todos os irmãos começou desde cedo a ajudar nas tarefas diárias.
Nuno, gémeo de Carlos, nascera muito pequenino de cabelo loiro-palha e olhos azuis aparentava ser bastante débil sendo comparado a uma cara de menina. A contrastar com seu gémeo Carlos que parecia robusto, com muita energia, de feições vincadas e cabelo escuro. Carlos