Jean Piaget
Jean Piaget (1896 – 1980) é o mais conhecido dos teóricos que defendem a visão interacionista de desenvolvimento. Formado em Biologia e Filosofia, dedicou-se a investigar cientificamente como se forma o conhecimento. Ele considerou que se estudasse cuidadosa e profundamente a maneira pela qual as crianças constroem as noções fundamentais de conhecimento lógico – tais como as de tempo, espaço, objeto, casualidade etc. – poderia compreender a gênese (ou seja, o nascimento) e a evolução do conhecimento humano.
Incialmente, Piaget trabalhou com dois psicólogos franceses, Binet e Simon, que, por volta e 1905, tentavam elaborar um instrumento para medir a inteligência das crianças que frequentavam as escolas francesas. Tal instrumento – o teste de inteligência Binet-Simon – foi o primeiro teste destinado a fornecer a idade mental de um individuo e é até hoje utilizado, depois de ter sofrido sucessivas adaptações. Ao analisar as respostas das crianças do teste, Piaget começou a se interessar pelas respostas erradas das crianças, salientando que estas só “erravam” porque as respostas eram analisadas a partir do ponto de vista do adulto. Na verdade as respostas infantis seguiam uma logica própria.
Piaget concebeu, então, que a criança possui uma lógica de funcionamento mental que difere – qualitativamente- da logica do adulto. Propôs – se consequentemente a investigar como, através de quais mecanismos, a lógica infantil se transforma em logica adulta. Nessa investigação, Piaget partiu de uma concepção de desenvolvimento envolvendo um processo continuo de trocas entre o organismo vivo e o meio ambiente.
As Etapas do desenvolvimento cognitivo
Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um processo de equilibrações sucessivas. Entretanto, esse processo, embora contínuo, é caracterizado por diversas fases, ou etapas, ou períodos. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas.