Os alunos
DAVIS,Claudia;OLIVEIRA,Zilmade.Psicologia na Educação. São Paulo, 1994
A Concepção Interacionista Piaget e Vygotski
Segundo o autor, as crianças buscam constantemente, entender aquele espaço que vive e esclarecer aquilo que lhe é diferente , formando suposições que possam parecer satisfatória.
Os interacionistas realçam que o organismo e o meio desempenham uma ação recíproca, ou seja, um puxa o outro e proporcionam mudanças no individuo. A concepção interacionista de desenvolvimento sustenta-se em vê a aquisição de conhecimento como um processo formado pelo individuo por toda sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo conquistado passivamente graças as pressões do meio.
O interacionista possui duas correntes teóricas a elaborada por Piaget e seus seguidores e a definida por teóricos soviéticos, em especial Vygotski.
A Teoria De Jean Piaget
Piaget se destaca entre os teóricos que defende a visão interacionista de desenvolvimento. Sua teoria se destaca como um caráter inovador por introduzir uma terceira visão representada pela linha interacionista. Ele compreendeu que a criança possui uma lógica de funcionamento mental diferente da lógica de funcionamento mental adulto. Ele buscar respostas de como ou através de que mecanismo a lógica infantil se transforma em lógica adulta . As ideias de Piaget foram de grande relevância qualitativa na compreensão do desenvolvimento humano, na medida em que é evidente uma tentativa entre o individuo e o mundo que o redeia.
Equilíbrio/Equilibração
O equilíbrio é a base pra Piaget. Para o autor todo organismo é vivo, então todos procuram se manter em um estado de equilíbrio no seu ambiente. Há uma Equilibrarão Majorante que é um processo dinâmico e constante do organismo que visa um novo e superior estado de equilíbrio. Existem dois mecanismos que para alcançar o estado de equilíbrio são acionados a ASSIMILAÇAO e ACOMODAÇÂO. Para Piaget o desenvolvimento cognitivo de cada individuo