Fichamento
FICHAMENTO: TEORIA GENÉTICO-COGNITIVA DE JEAN PIAGET
SOBRAL-CE, 09 DE OUTUBRO DE 2013.
FICHAMENTO: TEORIA GENÉTICO-COGNITIVA DE JEAN PIAGET
FICHA- RESUMO
O objetivo desse texto é apresentar os conceitos básicos da teoria genético-cognitivista de Piaget, bem como, a maneira pela qual a referida teoria concebe o desenvolvimento mental do indivíduo.
“Jean Piaget (1896-1980) é o mais conhecido dos teóricos que defendiam a visão interacionista de desenvolvimento e aprendizagem. Formado em Biologia e Filosofia, dedicou-se a investigar cientificamente como se constrói o conhecimento. Ele considerou que se estudasse cuidadosa e profundamente a maneira pela qual as crianças constroem as noções fundamentais de tempo, conhecimento lógico – tais como tempo, espaço, objeto, causalidade etc – poderia compreender a gênese e a evolução do conhecimento”. (pag. 9, p. 5)
Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.
Piaget preocupou-se em saber como nasce a inteligência da criança, afirmando que a inteligência é algo que se modifica, ou seja, gradativamente a criança vai utilizando sua inteligência, mesmo que seja sensório-motora, para adaptar-se ao meio e chegar então num momento em que passa da inteligência prática para uma inteligência propriamente dita quando já consegue elaborar hipóteses e resolver situações problemas sem a necessária presença de objetos concretos.
“A noção de equilíbrio é o alicerce da teoria de Piaget. Segundo ele, todo o organismo procura