Petição inicial
JOSÉ DA SILVA, brasileiro, casado, empresário, domiciliado e residente na Alameda Alemanha, 229, Jardim Europa, CEP 17342-111, Bragança Paulista, SP, por seu advogado, vem à Vossa Excelência propor AÇÂO DE INDENIZAÇÃO POR INADIMPLENCIA DA OBRIGAÇÃO, em face de Antônio Benedito, brasileiro, casado, dentista, domiciliado e residente na Rua das Begônias, 459, Jardim do Lago, CEP 12944-030, Atibaia, SP, para tanto expondo e requerendo o que segue. I – Do ato tratado.
O autor emprestou ao réu, no dia de 10/01/2013, a quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais), crendo em sua amizade que este faria o pagamento, sem o acréscimo de juros, no dia acordado, em 30/06/2013, no domicilio do réu, como também acordado, entretanto, quando o Sr. José foi buscar o que era seu por direito, não conseguiu encontrar o réu, muito ao menos entrar em contato com este, entrando então, em inadimplência para com o autor, como previsto no Art. 389. II – Do Pedido.
Tendo em vista os fatos retratados acima, é verificável que houve um dano ao Autor, uma vez que a quantia emprestada tem um valor alto e com um destino certo, o que o Sr. José havia avisado ao Sr. Benedito. Com isso, causando danos a reputação do requerente, por meio de que não pudesse cumprir com suas obrigações.
É pedido então, a Vossa Excelencia:
a) A quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais), que fora a razão do empréstimo, como danos materiais, com juros mais corrigido monetariamente;
b) É pedido danos de mora, uma vez que por causa do inadimplemento do réu, o autor não pode arcar com suas obrigações de pagar um imóvel que havia adquirido, sendo pedido então a quantia de 20 salários mínimos;
c) A citação do réu, se querendo, conteste a ação, em prazo legal;
III – Das Provas
Protesta pavarado o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos.
IV – Do Valor da Causa
Dá-se à causa o valor de RS 100.000,00 (cem mil reais) para fins