Petição Inicial
PROCESSO N° (...)
SILVIA, NACIONALIDADE, CASADA, PROFISSÃO, PORTADORA DA CÉDULA DE IDENTIDADE RG, N° (...), INSCRITO NO CPF SOB N° (...), RESIDENTE E DOMICILIADO (...), NA CIDADE DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, POR MEIO DE SEU ADVOGADO ABAIXO ASSINADO ( PROCURAÇÃO ANEXA), VEM, RESPEITOSAMENTE, PERANTE VOSSA EXCELENCIA PROPOR COM FUNDAMENTO NO ARTIGO 1573, INCISO I, DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO.
RECONVENÇÃO AÇÃO DE SEPARAÇÃO JUDICIAL LITIGIOSA
CONTRA
HAMILTON, NACIONALIDADE, CASADO, PROFISÃO, PORTADOR DA CÉDULA DE IDENTIDADE RG, N° (...), INSCRITO NO CPF SOB N° (...), RESIDENTE E DOMICILIADO (...), CIDADE DE (...), ESTADO DE (...), PELOS FATOS E FUNDAMENTOS EXPOSTOS. A seguir
I- DOS FATOS
A Reconvinte e o Reconvindo são casados, não possuindo filhos nem bens a partilhar.
Portanto, foi ajuizada pelo reconvindo ação de separação judicial litigiosa contra a Reconvinte que a mesma haveria praticado injúria grave,
Ocorre, entretanto, em oposição à alegação do Reconvindo, a Reconvinte esclarece que em nenhum momento praticou ato de injúria contra o Reconvindo e que, ao contrario, apenas se indignara ante a divulgação de informações de adultério cometido pelo mesmo com a pessoa de Joana.
II- DOS DIREITOS
De acordo com os fatos acima, o Reconvindo cometera adultério, que impossibilita a comunhão de vida dos cônjuges, acerca do artigo 1573, inciso I, do código civil que dispõe.
Art. 1573. podem caracterizar a impossibilidade da comunhão de vida a ocorrência de algum dos seguintes motivos:
I- Adultério;
Deve ser lembrado que o Reconvindo violou as normas do casamento cometendo adultério, sem duvida pela gravidade autoriza-se o pedido de separação judicial pela Reconvinte e, culpa exclusiva do Reconvindo.
I- DOS PEDIDOS
Por