petiçao
A presente inicial foi retirada de um site da internet. A situação conflito que a envolve, diz respeito a um veículo que foi furtado em estacionamento de supermercado, que tinha responsabilidade pela guarda deste.
Primeiramente, o cabeçalho:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …. ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ….Observe a preferência por não abreviar os termos do cabeçalho, a não designação específica do juiz por nome e sempre usando a forma genérica do masculino, independente de ser uma juíza que venha a julgar o caso.
Após o cabeçalho, é preciso pular umas dez linhas para que possa carimbar e colocar o número do processo.
………………………………., (qualificação), residente e domiciliada na Rua …. nº …., portadora da Carteira de Identidade/RG n.º…., inscrita no CPF/MF sob n.º …., por intermédio de seu procurador Judicial infra-assinada (instrumento procuratório incluso - doc. ….), vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com base no artigo 186 do Código Civil Brasileiro e demais disposições pertinentes à espécie, propor a presente: Esta parte é chamada de qualificação. Primeiramente apresenta-se o autor, informando a postulação, se é intermediado por advogado ou não. Cuidado com a referência à postulação. No caso, a petição traz, de forma correta, a locução prepositiva “por intermédio de”. Alguns costumam usar “através de” que é uma forma inadequada. “Através de” indica atravessar, daí sua inadequação.
AÇÃO ORDINÁRIA DE INDENIZAÇÃO POR ATO ILÍCITO
Não há necessidade de dar um nome à ação. No caso ele chamou a ação de “ordinário de indenização por ato ilícito” contra ………………………….., (qualificação), inscrita no CNPJ/MF sob o n.º…., com endereço na Rua ….,