maquiavel
R:Através da consciência,o homem descobre-se diferente e percebe a realidade exterior como independente da ação.
2)Por que a consciência do tempo nos leva a consciência da morte?Qual o papel dessa consciência no surgimento da religiosidade?
R:Através da consciência do tempo, o homem sabe que os seres desaparecem.Isso nos leva a conceber uma existência futura para onde vamos após a morte.
3-Como,com base na superstição,Espinosa criticou as religioes?
R-Pois acreditava-se que o homem fugia de seus medos e confiava em alguém como não tinha-se ninguém humano de confiança começaram a acreditar em deuses e em deus em deus no qual é no cristianismo
4-explique o oposiçao entre a necessidade e liberdade. por que a necessidade ou fatalidade parece excluir a liberdade?
R-Porque o homem, a cada dia, se vê mais preso a necessidade, isso é decorrente do sistema capitalista, por exemplo, um homem para sustentar sua família, nesse sistema, precisa trabalhar em média oito horas por dia. Ele é obrigado a seguir isso, do contrário, ele não poderá comprar bens materiais, por exemplo. Excluindo a sua liberdade, onde, nessas oito horas que ele passa trabalhando, ele poderia estar conhecendo lugares novos e pessoas novas.
5-Explique a oposição entre contingência e liberdade. Por que a contingência ou o acaso parece excluir a liberdade?
R-Contingência, segundo o dicionário significa: eventualidade, possibilidade de que algo aconteça ou não. Condição de toda coisa existente ser criada, ser condicionada. Já a liberdade já é um direito nosso adquirido desde o nosso nascimento. Creio que a contingência exclui a liberdade porque tem que ter uma condição, uma eventualidade, a liberdade não é uma condição eventual e sim um direito.
6-Explique a concepção aristotelica de liberdade?
R-A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obraÉtica a