trabalho de memoria
Memória é a capacidade de o indivíduo se situar no presente levando em consideração o passado e o futuro. A memória fornece as bases para todos os nossos conhecimentos, habilidades, sonhos, planos e anseios. Memória é, por conseguinte, um fator determinante do nosso comportamento. Assim, o conhecimento sobre a natureza e as bases biológicas da memória é essencial para o entendimento da psique humana. Memória é a capacidade de adquirir, reter e evocar, quando necessárias, informações que de alguma forma são relevantes.
Tipos de Memórias
O primeiro processo é responsável pelo reconhecimento de padrões e se dá na Memória Sensorial-Motora, que envolve a associação entre um significado e um padrão sensorial. Trata-se de um sistema de memória que, por meio da percepção da realidade pelos sentidos, retém por alguns segundos a imagem detalhada da informação sensorial recebida por algum dos órgãos de sentido. É responsável, pois, pelo processamento inicial da informação sensorial e sua codificação.
O segundo processo ocorre na Memória de Curto Prazo, que recebe as informações já codificadas pelos mecanismos de reconhecimento de padrões de uma espécie de memória Sensorial-Motora e retém tais informações por alguns segundos, talvez alguns minutos, para que sejam utilizadas, descartadas ou mesmo estocadas. Depende do sistema límbico, envolvido nos processos de retenção e consolidação de informações novas. Hoje em dia também se supõe que a consolidação temporária da informação envolve estruturas como o hipocampo, a amígdala, o córtex entorrinal e o giro para-hipocampal, sendo depois transferida para as áreas de associação do neocórtex parietal e temporal.Memória de Curto Prazo: Esse tipo de memória abarca um número relativamente limitado de informações a serem retidas. Essa capacidade de retenção depende do grau de familiaridade da pessoa com a informação focalizada. Essa familiaridade decorre do uso de padrões já