Trabalho memórias
Memórias
Natureza da Memória
Memória é o armazenamento e recuperação de experiências.
Processos da Memória
Codificação -> Armazenamento? Recuperação
A codificação ou aquisição refere-se a todo processo de preparar as informações para armazenamento, ou seja, traduzimos as informações de uma forma para outra. O armazenamento é o que o próprio nome diz, a informação fica armazenada por algum tempo depois de codificada. A recuperação é o momento que precisamos buscar ou recuperar a informação.
Estruturas da Memória
Existem três tipos de armazenamento de memórias: sensorial, de curto prazo e de longo prazo. Esse armazenamento funciona da seguinte forma: a informação que chega aos órgãos dos sentidos parece ser retida momentaneamente por um sistema de armazenamento chamado memória sensorial (MS), os conteúdos retidos só são transferidos para um segundo sistema de memória, a memória de curto prazo (MCP) se o ouvinte ficar atento por um momento. Podemos reter a informação por um momento mais longo na memória de curto prazo por meio de repetição. Além de armazenar, a MCP trabalha como um executivo central, pois ela transfere a informação e as recupera. Para passar essa informação para Memória de Longo Prazo (MLP), as pessoas terão que processá-la de forma mais profunda (processamento profundo), no qual elas prestam muita atenção , pensam nos significados, fazem repetições ou reúnem itens relacionados que já se encontram na MLP. Quanto a recuperação da informação, será rápida se foi retida a pouco tempo, uma vez que há pouco conteúdo a ser consultado e será mais demorado se passou muito tempo, não foi usada ou se não se aprendeu muito bem.
Medidas da Memória
Reaprendizagem Os Primeiros Estudos de Herman Ebbinghaus : acreditava que a mente armazena idéias a respeito de experiências sensoriais passadas e que as idéias se seguem uma à outra, próxima no tempo ou no espaço, tornam-se interligadas, ou seja,