Cloud computing
Se você passa mais de uma hora por dia no computador com certeza já ouviu ou leu o termo “computação nas nuvens” ou “cloud computing”. Esse conceito éreferente à utilização de servidores compartilhados por meio da estrutura da internet.
O que isso significa? Que seus arquivos e até mesmo os programas que você usa ficam em um servidor e que você precisa da internet para manipular seus arquivos ou abrir esses programas.
Como isso pode afetar minha vida?
Você tem um extenso trabalho de escola para fazer (exemplo: Trabalho de Conclusão de Curso de sua faculdade). Você levará dias, semanas ou até meses para concluí-lo. Seu trabalho está sendo salvo em seu pendrive, que você leva pra cima e pra baixo, até que um belo dia, uma catástrofe acontece com ele (seu pendrive queima, você o perde ou algo do gênero) e todas aquelas horas trabalhadas são perdidas e tudo volta a estaca zero.
Esse transtorno horrível pode ser evitado de uma forma ridiculamente simples. Aliás, de diversas formas ridiculamente simples. Vou apresentar as mais famosas aqui nesse post:
Google Docs
Google Docs
Disponibilizado pela gigante que vai dominar o mundo Google, o Docs é uma suíte de aplicativos para escritório inteiramente on-line, Com ela podemos criar documentos de texto, planilhas, apresentações, desenhos e formulários. Também é possível fazer o download dos arquivos para diversos formatos, bem como enviar documentos para seus servidores, mas o recurso que considero mais interessante é o compartilhamento de arquivo do Docs. Com ele você pode compartilhar dãã seus documentos com qualquer pessoa (mediante convite), definindo se ela tem permissão para alterá-lo ou não. As alterações nos documentos podem ser feitas simultaneamente, sem que haja conflitos (a não ser que alguém apague o que você escreveu, o que geraria um pequeno conflito )
Cá entre nós, é uma mão na roda pra quem precisa fazer trabalhos em equipe.
Dentro dessa mesma linha, existe o Microsoft