Fichamento Livro Equipamento fotográfico
Artes Visuais – Licenciatura
Período: 4º
Disciplina: Fotografia
Professora: Janaina Schuambach
Acadêmico: Adriano F. Silva
Equipamento fotográfico: teoria e prática. (pp. 172 – 228). Quarto capítulo.
01
TRIGO, Thales. Equipamento fotográfico: teoria e prática. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo:
Senac, 2005.
“Uma imagem digital é formada por pixels, do inglês picture elements, isto é, os elementos formadores da imagem”. (p.174).
“A cada pixel formador de uma imagem digital, não importa sua origem, são atribuídos números que identificam ou localizam o pixel, e números que caracterizam sua cor”. (p.174).
“A fotografia digital, isto é, a imagem digital obtida através de uma câmera fotográfica digital, é produzida quando um sensor eletrônico é colocado no plano focal - o plano onde as imagens são formadas; nas câmeras convencionais esse é o chamado plano do filme”. (p.176).
“O principio de funcionamento do CCD é a conversão de luz em cargas elétricas (...)”. (p.177).
“O número de cargas elétricas armazenadas é uma função linear da quantidade de luz incidente sobre o pixel, isto é, o número de cargas é diretamente proporcional ao fluxo de luz incidente sobre o pixel”. (p.178).
“Assim, sucessivamente, todos os pixels formadores da imagem são analisados, contados, e, após uma amplificação, o sinal passa por um conversor analógico-digital que transforma as informações analógicas (número de cargas ou voltagem) em digitais”. (p.178).
“Para que uma câmera digital possa produzir uma imagem em co res, os pixels de seu CCD devem ter algum tipo de filtragem, o que significa selecionar a luz proveniente da cena fotografada e atribuir valores maiores às cores mais intensas presentes”. (p.180).
“Um pixel com filtragem azul é sensível apenas às regiões da cena que emitem certa quantidade de azul; da mesma forma, pixels sensíveis ao vermelho registram essa cor proveniente da cena; o mesmo