Peter senge
Características dos principais tipos de organizações
2012 / 1º semestre
Minicurrículo - Peter M. Senge
Peter M. Senge, nasceu em 1947 nos Estados Unidos. É graduando em Filosofia e formou-se em Engenharia pela Universidade de Standford. É mestre em Modelos de Sistema Sociais e o Ph.D. em Gestão pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) é também diretor-fundador da SOL (Sociedade para Aprendizagem Organizacional).
Conhecido atualmente por ser uma das pessoas que mais influencia em termos de estratégias de gestão nas organizações, Peter Senge conseguiu através de seus anos de experiências em corporações, traduzir a fórmula de sucesso para as mesmas diante de suas afamadas teorias “Learning Organization” e “The Fifth Discipline”.
As cinco disciplinas - The Fifth Discipline
Para Peter Senge, as organizações são organismos vivos, que não dependem única e exclusivamente de metodologias de transmissão de conhecimento ineficazes, tais como, a organização ser responsável por treinar e capacitar empregados.
O conceito de Peter Senge vai além disto. Ele descreve que uma organização que quer ser destaque precisa fazer a gestão do conhecimento de forma que cada um dentro da organização seja responsável por transmitir o conhecimento adquirido ao longo da experiência de cada um dentro das organizações.
Com o Best Seller The Fifth Discipline (As cinco disciplinas, 1990), Senge afirma que as organizações precisam ser um ambiente de aprendizado e pra isso ele intitula cinco disciplinas fundamentais que precisam ser incorporadas por todos os membros da organização. São eles: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe e pensamento sistêmico.
A seguir, uma breve explicação sobre cada uma dessas disciplinas de Senge (1990):
• Domínio pessoal: é conhecer e ter o domínio sobre suas capacidades pessoais como meio de atingir os resultados almejados pela organização. Significa servir de modelo para que outros membros