A 5 Disciplina Peter Senge
Trabalho da Disciplina de Administração de Recursos Humanos II, ministrada pelo Professor Junior Luiz de Souza, Curso de Administração, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Erechim.
ERECHIM,
2013
Segundo Peter Senge “As organizações mais bem sucedidas serão as que aprendem”. Partindo dessa visão, as organizações devem desenvolver cinco disciplinas para estarem continuamente em processo de aprendizagem:
Domínio Pessoal: é relacionado com o autoconhecimento, baseado em competências e habilidades e envolvem o crescimento espiritual. Ter em mente objetivos, estimular o aprendizado e crescimento próprios, saber o que é realmente importante.
Modelos Mentais: são idéias, pressuposições ou imagens que estão em nosso inconsciente e que influem em nossa maneira de agir e entender o mundo. As organizações devem usar esses modelos de cada indivíduo para incentivar a criação de idéias novas e originais ajustando-os a realidade. Permitir que cada um reflita sobre sua visão de mundo.
Visão Compartilhada: é vital para a organização em aprendizado contínuo. É importante estabelecer objetivos, valores e missão que se tornem compartilhados em toda organização, se tornado objetivos comuns. Ao ter essa visão as pessoas constroem um sentido de compromisso conjunto, estimulando o engajamento de todos na busca destes objetivos.
Aprendizagem em Grupo: é fundamental para todas as organizações. Faz com que as pessoas pensam e ajam juntas. Para isso, não precisam ter um mesmo pensamento, pois com a prática regular, podem aprender a ser eficazes em conjunto. A capacidade do coletivo é maior que a capacidade individual de cada um.
Raciocínio Sistêmico: é considerada a disciplina fundamental para a realização de todas as outras. É o alicerce da organização que aprende. Consiste em analisar e compreender a organização como um sistema integrado. Ajudando-nos a enxergar