Peter Senge
MELISE KRISTOSCH
PETER SENGE
SÃO GABRIEL
2014
Peter M. Senge foi nomeado o 'estrategista do século' pela revista de estratégia de negócios, um dos 24 homens e mulheres que têm/teve o maior impacto sobre a maneira que conduzimos negócios hoje (setembro/outubro de 1999). Enquanto ele tem estudado como as empresas e organizações desenvolvem capacidades adaptativas durante muitos anos no MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi o livro de 1990 de Peter Senge a quinta disciplina que firmemente o trouxe para a ribalta e popularizou o conceito da organização-aprendizagem. Desde sua publicação, mais de 1 milhão de cópias foram vendidas e em 1997, Harvard Business Review identificou-o como um dos livros seminais de gestão dos últimos 75 anos.
Peter Senge
Nascido em 1947, Peter Senge, graduado em Engenharia pela Stanford e então passou a realizar um mestrado em sistemas sociais de modelagem do MIT (Massachusetts Institute of Technology) antes de completar seu doutorado em gestão. Ele disse ser um homem bastante modesto, e professor no Instituto de tecnologia de Massachusetts. Ele também é sócio-fundador da Society for Organizational Learning (SoL). Suas atuais áreas de foco de interesse especial de descentralização o papel da liderança nas organizações a fim de aumentar a capacidade de todas as pessoas a trabalhar produtivamente em direção a objetivos comuns.
Senge descreve-se como um 'idealista pragmático'. Esta orientação permitiu-lhe explorar e defender algumas ideias bastante 'utópicas' e abstratas (especialmente em torno de teoria dos sistemas e a necessidade de trazer valores humanos ao local de trabalho). Ao mesmo tempo, ele foi capaz de mediar estas que podem ser trabalhados e aplicados por pessoas em diferentes formas de organização. As suas áreas de interesse especial são disse a focar descentralizando o papel da liderança nas organizações a fim de aumentar a capacidade de todas as