As cinco disciplinas de Peter Senge
O objetivo da pesquisa em questão, é aprofundar os conhecimentos sobre as Cinco Disciplinas do Autor: Peter Senge. São elas: Pensamento Sistêmico, Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Aprendizagem em Equipe. Esperamos poder contribuir de forma positiva e compartilhar conhecimentos que estejam relacionados ao Tema: Aprendizagem Por Yan Ribeiro Eleotério (se achar util, me agradeça por email yan.ribeiro1337@hotmail.com)
Prezados Leitores, antes de iniciarmos a análise do grupo sobre o modelo de gestão aplicado pela Marcopolo considerando as cinco disciplinas de Peter Senge, é importante relatarmos que no Post Anterior, fizemos uma análise com base no case apresentado pela Autora Hana Witt. É de suma importância que para uma melhor compreensão, vocês, leitores, leiam e entendam o que leva a Marcopolo a constantemente inovar, mudar, visando ser uma organização que aprende. Isto é, não só a Marcopolo, como outras tantas organizações querem tornar-se uma organização que aprende. Motivo: Simplesmente porque as organizações que aprendem apresentam os melhores resultados – e quando falamos em resultados envolve desempenho de funcionários, expansão da empresa no mercado local e no mercado internacional, resultados financeiros positivos, propiciando uma maior participação dos acionistas, entre tantas outras coisas que mencionamos.
Voltando para a análise da Marcopolo.
Notamos alguns pontos interessantes ao confrontarmos a percepção da autora Hana Cristina Witt em seu estudo de caso sobre o modelo de gestão da Marcopolo através das cinco disciplinas de Senge com a teoria conceitual apresentada no Livro “A quinta disciplina” de Peter Senge.
Senge descreve nesta rica obra, como as disciplinas em questão relacionam-se a fim de formar organizações de aprendizagem, onde as pessoas aprendem a cooperar de modo a vislumbrarem objetivos comuns ao sucesso da organização e de si próprios.
As