Peter senge
Autores como Ford, Taylor e Fayol foram os pioneiros na descrição do cotidiano e das práticas empresariais para a literatura. Especialmente Fayol cita cinco funções que deveriam ser portadas pelo administrador: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. 50 anos depois, Mintzberg o critica e lança os dez papéis do executivo, que são: Símbolo, Líder, Elemento de Ligação, Coletor, Disseminador, Porta-Voz, Empreendedor, Solucionador de Problemas, Alocador de Recursos e Negociador.
Foi após a publicação de um artigo do alto executivo da Royal Dutch/Shell, Ariel de Geus, no qual ele dizia que “a única vantagem competitiva que a empresa do futuro terá é a capacidade de seus administradores de aprender mais rápido que seus concorrentes” o conceito de aprendizagem foi introduzido no mundo empresarial.
Após a criação de muitas teorias acerca desse assunto, surge Peter Senge adicionando o conceito de aprendizagem nas organizações. Segundo ele, entre as funções desempenhadas pelo administrador necessitaria estar as de projetista, guia e professor.
Peter Senge, além de ser professor do MIT (Massachusetts Institute os Technology), diretor do Centro para o Aprendizado Organizacional (Center for Organizacional Learning), e coordenador da Sociedade para a Aprendizagem Organizacional (Society for Organizacional Learning, SOL) é autor de vários best-sellers que são referências na área da administração que fez em pareceria com outros autores. A exceção é “A Quinta Disciplina” o qual escreveu isoladamente e que é o mais conhecido do autor. Nesse livro estão presentes práticas para a implantação das organizações de aprendizagem.
A SOL é sediada nos EUA e funciona como uma associação educacional de pesquisas onde é oferecida infraestrutura para compartilhamento do conhecimento sobre mudanças, de modo a ajudar as pessoas a aprender com as experiências de outras.
CONHECIMENTO é aquilo que faz parte de um estoque de ideias, significados e