pessoas naturais de direito e juridica
, que diz que o indivíduo só possui personalidade a partir domomento em que nasce com vida (separação do feto do corpo da mãe); e a teoriaconcepcionista , segundo a qual o indivíduo possui personalidade a partir do momentoda concepção, da união do espermatozóide com o óvulo.A capacidade de exercício de uma pessoa natural é a possibilidade de exercer pessoalmente os atos da vida civil — isto é, adquirir direitos e contrair deveres emnome próprio. Como consta no art.6° do Código Civil brasileiro, o marco da extinção da personalidade é a morte, sob umadas seguintes formas:Morte real, quando há cessação da atividade cerebral, atestada por profissional médico,como consta no art. 3° da Lei 9.434, de 1997.
•
Morte presumida, sem declaração de ausência, nos termos do art.8º do Código Civil brasileiro, presumir-se-ão todos simultaneamente mortos.
Das Pessoas
.
Da personalidade e da Capacidade. I - Toda pessoa é capaz de direitos e deveres (obrigações) na ordem civil (art.1º, CC,2002). Para existir no plano jurídico/civil, deve ser criada/instituída através de lei ou dedocumento público devidamente registrado no órgão competente, no caso, cartório ou junta comercial. II – Início da personalidade civil: a)Inicia-se a personalidade civil da pessoa, do nascimento com vida (art. A lei põe à salvo, desde a concepção, o direito donascituro. (art. 2º, segunda parte, CC) c) Nascituro – Feto com vida, ainda não nasceu,está no ventre da mãe. a) Incapacidade absoluta (art. b) Incapacidade