Resumo do documentário "Análise de uma mente- Freud"
2013.1
Freud possuía vários distúrbios mentais e muitos deles veio aparecer quando ele fez a autoanálise. Ele praticamente inventou a psicologia moderna, fez bastantes descobertas, sobre o inconsciente, tentando aliviar os pacientes.
Mostrou uma maneira nova de pensar a sexualidade, fazendo com que as crianças não fossem mais inocentes. Freud começou as suas perturbações ainda na infância, não identificava os papéis que cada um da sua família representava não sabendo quem seria seu pai. Ele sempre foi de uma posição de destaque na família, obtendo tudo que queria. Começou a querer subir mais rápido na vida quando se apaixonou, pesquisou sobre cocaína e usou como efeito terapêutico, porém não sabia que viciava.
Entrou para o ramo da medicina que estudava os campos neuróticos (histeria) e usou a hipnose como método, descobriu que a histeria era causada pelos problemas na infância envolvendo sexo, seja de abuso ou fantasia reprimida.
Passou a transportar seus desejos para seus trabalhos e passou a ficar com abstinência sexual, porque um dos motivos era que não aceitava os métodos contraceptivos e preferia se afastar dessa vida.
Quando seu pai morreu, ele quis analisar sua própria mente, interpretando o inconsciente. Começou a estudar a ciência da psicanálise e quis divulgar pelo mundo. Freud exigia total fidelidade com seus seguidores e se isso não acontecesse ele romperia.
A 1ª guerra mundial fez com que confirmasse as teorias dele de que as pessoas no inconsciente possuem instintos ruins. Ele passou por vários problemas na guerra como no pós-guerra, um deles foi a perda da sua filha. Tempos depois teve câncer de boca, fazendo várias cirurgias e mesmo assim não parava de fumar o charuto, no qual nunca se fez a autoanalise nesse ponto, que devia ser por problemas na infância. Com Hitler, voltou-se a afirmar que a essência do ser humano era mau, seus livros nessa época foram para a fogueira. Freud