acadêmica
BIANCA PATRICIA – 132.700
O HOMEM DOS RATOS SEGUNDO FREUD
Dourados
2013
RESUMO DO CASO
Freud inicia sua análise com Ernst Lanzer, sendo este o homem que dá a oportunidade de Freud compor uma teoria sólida a respeito da neurose obsessiva.Sendo este o quarto filho dentre sete, em outubro de 1907 procura Freud com alguns sintomas (CASTIEL, 2012). Segundo ele, tinha temores que o pior pudesse ocorrer a duas pessoas que gostava muito, seu pai e uma dama por quem era apaixonado. “Este temor decorria da ambivalência de sentimentos que nutria por estes dois” (CASTIEL, 2012, p.815).
Este paciente de Freud, um advogado e oficial da reserva do exército austríaco de 29 anos,sofria desde a infância de pensamentos obsessivos, o que impedia seu desenvolvimento psicossocial causando profundo sofrimento.O que lhe aumentou o sofrimento foi o episodio onde um prisioneiro era sentado nu amarrado sobre recipientes contendo ratos, que buscavam escavar seu ânus procurando uma saída e ele imaginava isto acontecendo com seu pai e a Dama, e então desenvolve-se muitos atos afim de protegê-los de tamanha crueldade (CASTIEL, 2012).
Logo nas primeiras sessões ele faz relatos de uma sexualidade aguçada e ativa trazendo muitas lembranças, já com 6 anos percebia algo diferente com relação ao seu desejo e as suas atividades sexuais, suas ereções e suas incertezas. Lanzer possuía o desejo de ver mulheres nuas e simultaneamente o desejo da morte de seu pai. (CASTIEL, 2012). E ele se culpava e se reprovava por conta disto, então tratava de punir-se e cada vez que chegava próximo ao seu desejo tentava revestir, ou desviar como forma de proteger-se.Freud interpretava que havia uma causa sexual para as neuroses (MARTINS E POLI, 2010).
Pai e filho tinham uma excelente relação, o pai possuía muitas características boas, com