estradas
Grupo:
Alunos:
Questão 1:
Cite e descreva três das principais atividades de Conservação Preventiva Periódica.
Questão 2:
Descreva ações emergenciais, citando e explicando duas operações principais neste tipo de manutenção rodoviária.
Gabarito:
Questão 1:
Cite e descreva três das principais atividades de Conservação Preventiva Periódica.
Limpeza de sarjetas e meios-fios: tem como finalidade desobstruir o caminho a ser percorrido pela água que incide sobre a sarjeta, a qual deve ser dirigida para um adequado escoamento.
Limpeza manual de valeta: consiste na remoção do entulho e dos sedimentos acumulados. No caso de valetas não revestidas deverá ser evitada a remoção total da vegetação: apenas aquela que impeça o fluxo da água deverá ser cortada.
Limpeza de bueiros: trata-se da desobstrução dos canais e das bocas de entrada e saída, até o limite da faixa de domínio, bem como da remoção de qualquer material sedimentar acumulado no interior da tubulação.
Limpeza de bocas e drenos profundos e sub-superficiais: trata-se da desobstrução das bocas dos drenos profundos e sub-superficiais.
Limpeza e pintura de pontes: a limpeza do tabuleiro, dos drenos e dos guarda-rodas da ponte tem como finalidade principal mantê-los desobstruídos de areia ou de entulhos depositados pela ação do vento, das chuvas ou do tráfego. A pintura de guarda-corpos e meios-fios visa favorecer a visibilidade noturna.
Limpeza e enchimento de juntas em concreto-cimento: consiste em limpar as juntas dos pavimentos rígidos, calafetando-as com material apropriado que permita a sua livre dilatação e evite a penetração de água e de materiais estranhos. Esta tarefa deverá ser programada preferencialmente para o período de inverno, pois, com as baixas temperaturas, o espaço das juntas é maior.
Roçada: é o corte de vegetação de pequeno porte na faixa de domínio, dentro da mata natural ou na arborização