Estradas
Curso de Estradas
2a. Parte – Capítulo 1
Fases da elaboração de um Projeto de Rodovia.
1. Estudos Preliminares (Reconhecimento)
2. Anteprojeto (Exploração)
3. Projeto Executivo
1. Estudos Preliminares – São levantamentos iniciais, rápidos ou expeditos, feitos com a finalidade de se avaliar todas as opções e condicionantes do projeto, possibilitando na próxima fase a escolha de um traçado ideal dentre alguns considerados durante esta fase de reconhecimento. Os serviços (de reconhecimento) realizados são basicamente:
a. Observações
Condições de relevo e vegetação e pontos obrigatórios de passagem;
b. Medições
Extensão provável do trecho e distância aos pontos notáveis;
c. Amarrações
Direção do traçado, localização das edificações, postes e cercas.
São realizados com instrumentos de pouca precisão:
a. Observações
Olho experiente do projetista, mapas e fotos aéreas;
b. Medições
Odômetro do carro, passômetros ou levantamentos em mapas;
c. Amarrações
Bússolas, compassos, transferidores e também feitos a passo.
Obs: hoje o GPS de navegação, substitui a maioria dos equipamentos citados, e constitui-se em importante ferramenta nesta fase do projeto.
Segundo Manuel Pacheco de Carvalho, esta fase consiste em um estudo geral de uma ampla faixa de terreno, ao longo de um itinerário por onde se supõe poder passar o traçado da estrada.
E de acordo com Wlastermiler de Senço, o reconhecimento é um levantamento amplo da área situada entre os centros a ligar. É um estudo primário onde com quase toda certeza, vai-se situar o traçado da rodovia em estudo.
Citando ainda Lélis Espartel, que acredita ser o reconhecimento, básico e constitui uma parte importante no estudo de uma estrada, notadamente quando se trata de traçados em regiões onde não há cartas nem levantamentos aproximados.
2. Anteprojeto – É a definição das alternativas levantadas na fase dos Estudos Preliminares, de tal forma que seja possível à opção pela mais