estradas
ENGENHARIA CIVIL
ESTRADAS – TURMA B
EMANUEL DE CARVALHO DIAS
ESTUDO DE RODOVIAS
ARACAJU/SE
OUTUBRO/2013
1- VELOCIDADE DIRETRIZ
A velocidade de projeto é a velocidade selecionada para fins de projeto da via e que condiciona as principais características da mesma, tais como raios de curvatura, superelevação e distâncias de visibilidade, das quais depende a operação segura e confortável dos veículos. A velocidade de projeto de um determinado trecho de estrada deve ser coerente com a topografia da região e a classe da rodovia.
Em uma determinada estrada deve-se sempre adotar uma única velocidade de projeto, usando-se velocidades diferentes em casos especiais. A variação acentuada na topografia da região é um motivo para o uso de trechos com velocidades de projeto diferentes. Um dos principais fatores que governam a adoção de valores para a velocidade diretriz é o custo de construção resultante. Velocidades diretrizes elevadas requerem características geométricas mais amplas (principalmente no que se refere a curvas verticais e horizontais, acostamentos e larguras) que geralmente elevam consideravelmente o custo de construção.
Definida a velocidade de projeto, a maioria das características geométricas serão calculadas em função dessa velocidade. A Tabela 1.2 resume os valores das velocidades diretrizes a serem adotas para as diferentes classes de projeto.
Tabela 1. 2: Velocidades de projeto ou velocidade diretriz (km/h)
2 - VEÍCULOS DE PROJETO
Denomina-se veículo de projeto o veículo teórico de uma certa categoria, cujas características físicas e operacionais representam uma envoltória das características da maioria dos veículos existentes nessa categoria. Essas características condicionam diversos aspectos do dimensionamento geométrico de uma via, tais como:
• A largura do veículo de projeto influencia na largura da pista de rolamento, dos acostamentos e dos ramos de