Formação das cidades brasileiras
FORMAÇÃO DAS CIDADES NO BRASIL
UMUARAMA
2010
AMANDA LEITE BANDEIRA
FORMAÇÃO DAS CIDADES NO BRASIL
UMUARAMA
2010
1. INTRODUÇÃO
Os espanhóis e os portugueses foram os primeiros a estabelecer núcleos permanentes no novo mundo.
Em 1550, estava praticamente terminada a conquista da América espanhola, com a finalidade principal da posse a qualquer preço das riquezas existentes.
As primeiras cidades foram organizada as principalmente como postos avançados das metrópoles para exploração econômica das colônias. Nenhuma das cidades eram independentes, cada uma delas era ligada diretamente a Lisboa e Sevilha. Os empreendimentos individuais e comerciais que poderiam se desenvolver entre cidades e regiões eram desencorajados para proteger o monopólio dessas atividades em Portugal e na Espanha.
O padrão de colonização não favorecia o desenvolvimento de uma estruturada rede urbana, pois os grandes latifúndios no qual se assentava o poder, fornecia uma base por demais de frágil para o desenvolvimento de uma economia regional. Limitavam-se as cidades coloniais, assim, a desempenhar funções administrativas vinculadas a metrópole européia.
2. PLANEJAMENTO ESPANHOL DAS CIDADES NA AMÉRICA
As primeiras cidades da colonização espanhola foram as cidades do México, de Lima, de Buenos Aires, de Havan, de Assunção, de La Paz, de Bogotá, de Caracas, todas no século XVI.
O planejamento das cidades obedecia a determinadas normas, que constituíram seu primeiro código urbanístico: as chamadas “Leis das Índias” (1512-1668).
Essas normas básicas moldaram todas essas cidades. Assim, os quarteirões possuíam sempre a forma quadrada, com cerca de 112 metros de lado e com ruas de aproximadamente de 13 metros de largura. Cada quadra