Tratamento termico superficial
Mecânicas, do aço baixa carbono e ferro fundido
Objetivo: estudar a microestrutura do aço baixo carbono submetido ao tratamento de tempera superficial por indução, tratamento termoquímico de cementação e nitretação e de ferro fundido cinzento.
Introdução: O tratamento térmico provoca mudanças nas propriedades mecânicas do aço. Essas mudanças dependem de três fatores: temperatura de aquecimento; velocidade de resfriamento; composição química do material.
Vimos que os processos de tratamento térmico não alteram a composição química do aço, para melhorar as propriedades de sua superfície. Essas modificações são obtidas por meio de tratamento termoquímico. E para a mudança nas propriedades mecânicas do ferro fundido é necessário ajuste da composição química com adição de alguns elementos de liga e tratamento térmico geralmente de recozimento e normalização
Propriedades e Aplicações
Aço Baixo Carbono: possui baixa resistência, baixa dureza e alta tenacidade e ductilidade. É usinável e soldável, além de apresentar baixo custo de produção.
Aplicações: chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, construção civil, pontes e latas de folhas de flandres.
Apesar da intensa competição que vem sofrendo há varias décadas, o aço tem conseguido manter-se como o material com maior numero de aplicações no mundo atual, em virtude de sua grande versatilidade.
A variação nas propriedades e microestrutura é obtida através composição química e tratamento térmico estrutura são constituídas por ferrita e perlita
(pelo fato de termos ferrita na estrutura desses aços, é intuitivo saber que os mesmos possuem um baixo teor de carbono variando entre 0% a 0,25%, pois o carbono é quase insolúvel na ferrita e se ele está presente sempre está em baixa concentração), Elementos residuais: Si, Mn, P, S
Microestrutura do aço baixo carbono
Ferrita: Apresenta estrutura cúbica