Cidades Inventadas Formação e o desenvolvimento das principais capitais brasileiras
Cidades Inventadas
Formação e o desenvolvimento das principais capitais brasileiras
Fichamento
Turma: 018208B08
Disciplina: PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Prof.ª(s) :
São Paulo 2014
Fichamento
Documentário: “Cidades Inventadas”
Os portugueses ao chegarem no Brasil não encontraram nenhum tipo de civilização, encontraram apenas povos indígenas que possuíam a sua própria língua. O mesmo não aconteceu com os espanhóis no México e no Peru, pois nessas regiões já existiam cidades milhares de habitantes e organizadas com suas próprias sociedades.
O inicio da construção das cidades no Brasil começou com os portugueses, onde gerou uma tradição urbana que se manteve ao longo dos séculos, onde se tornou um processo cultural até os dias de hoje.
Portugal e Espanha, com a ajuda da Igreja Católica, firmam o Tratado de Tordesilhas e as chamadas Capitanias Hereditárias. Os portugueses ocupavam uma grande faixa litorânea, onde foi fundada uma capital para o gerenciamento dessa região, que tinham objetivos socioeconômicos nessa região, atualmente chamada de Salvador.
A primeira capital do Brasil possuía uma Arquitetura com diversos símbolos de poder e organização, baseada na produção do Açúcar e explorando a mão de obra escrava. Salvador possuía estilo Barroco e influencias africanas, não só na Arquitetura como na Cultura em si, ou seja, síntese das tradições europeias e africanas.
A ocupação holandesa se iniciou no século XIX, no nordeste do Brasil, hoje chamada de Recife. Mauricio de Nassau tinha a intenção de criar uma capital duradoura, o que não aconteceu, pois ele deixou a cidade uns anos depois. E ,assim como Salvador, Recife também possuía uma notável presença de africanos e desde seu inicio a desigualdade permaneceu na capital.
O crescimento do território brasileiro se limitou por muito tempo na faixa litorânea dos portugueses. E um dos motivos da fundação de Brasília era de promover a