Dani
Um Cão Andaluz
Resumo:
O presente artigo busca entender como se deu o início do surrealismo no âmbito cinematográfico através de obras consideradas como marcos desse movimento. Analisaremos uma obra considerada autenticamente surrealista, o filme “Um Cão Andaluz” de Luiz Buñuel de 1929 representa o vislumbrar de um novo conceito de cinema e mais do que isso, de um novo conceito e luz sobre a arte em geral. Constam apenas alguns minutos para se contar (ou desestruturar) a história de um casal, através de uma visão onírica, por vezes cruel, profundamente psicanalítica, mas, sobretudo, vanguardista da sétima arte. Por ultimo será feita uma análise entre o filme e o surrealismo até as técnicas utilizadas no desenvolvimento do filme.
Palavras - chave: Surrealismo; O Cão Andaluz; Luiz Buñuel.
Introdução
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas, como consta no Primeiro Manifesto Surrealista, elaborado por André Breton, em 1924, no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico.
Tomando como ponto de referência a obra Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel, considerado o filme que melhor expressa o surrealismo, o texto faz um levantamento da forma e da linguagem das quais o surrealismo se reveste no cinema. O filme é uma crítica a sociedade normatizada, massificada e dominada por seus próprios padrões. É como um delírio comum, um devaneio por vezes assombroso, mas que leva a interpretação individual. Leva desde a sua incômoda cena inicial – quando o olho de uma mulher é submetido ao corte de uma navalha – e transita entre suas diversas divagações – a cena da mulher atropelada, o passeio na praia, o estranho ciclista caído na calçada, entre outros.
Surrealismo Francês-1920
Surrealismo foi um