Alimentação brasileira
A alimentação é essencial para o homem desde o nascimento. É da alimentação que ele retira os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo, ou seja, à vida. Esses nutrientes estão nas carnes e nos vegetais e a química orgânica se encarrega de transformá-los e distribuí-los de maneira que eles sejam úteis ao nosso organismo.
A história da alimentação é antiga. Acredita-se que o homem teria começado a se alimentar de frutos e raízes após observar o com¬portamento de outros animais. Depois, teria passado a consumir carne crua e moluscos in natura. Mais tarde, aprendeu não se sabe como, a assar e cozinhar. Descobriu a cerâmica, terras e povos dis¬tintos e realizou inúmeras experiências com alimentação, até che¬garmos aos dias de hoje, onde contamos com uma ciência especi¬alizada no assunto: a Nutrição.
2. A EVOLUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA ATÉ A IDADE CONTEMPORANÊA
2.1 Pré-história
A trajetória do homem apresenta muitos mistérios. Acontece o mesmo quando se trata de alimentação. Ninguém sabe de que fru¬tos e raízes o homem se alimentava nem de onde surgiu o instinto irracional que o fez consumir tais alimentos. Os frutos parecem ter sido mesmo o cardápio inicial do homem e nenhum estudo arqueológico provou o contrá¬rio. É mais fácil, evidentemente, ver e colher um fruto maduro do que adivinhar uma raiz comestível enterrada.
A escassez de alimentos e a hostilidade do meio ambiente obriga¬vam os grupos humanos a viver como nômades. Os homens primitivos foram ocupando as diversas regi¬ões do globo. Enquanto andavam de um lugar para outro, foram percebendo que as sementes que caíam sobre a terra multiplica¬vam suas colheitas em poucos meses.Tornaram-se agricultores e, com isso, trocaram a vida nômade pela vida em pequenas aldeias. A abundância de cereais em algumas regiões, especialmente de aveia, trigo e cevada iniciou o processo de desenvolvimento agrícola pelos povos antigos.
Os