pessao alta
Na maioria das vezes, a pressão alta não gera sintomas e o indivíduo só percebe que está com a pressão alta em uma consulta, no entanto, os sintomas que podem ajudar a identificar a pressão alta são:
Tonturas, cansaço ou enjoo;
Dor de cabeça persistente;
Dor na nuca;
Zumbido nos ouvidos;
Pequenos pontos de sangue nos olhos;
Visão dupla ou embaçada;
Sangramentos frequentes do nariz;
Dificuldade para respirar;
Palpitações cardíacas.
Ao desconfiar que a pressão está alta, o que se deve fazer é medir a pressão em casa ou em uma farmácia, por exemplo, para verificar se a pressão realmente está alta.
Veja alguns cuidados para medir a pressão corretamente em: Como medir a pressão.
Apesar da pressão alta ser uma doença silenciosa, ela pode provocar problemas de saúde graves, como insuficiência cardíaca, AVC ou perda de visão e, por isso, é indicado verificar a pressão arterial pelo menos 1 vez por ano.
Sintomas de pressão alta na gravidez
Os sintomas de pressão alta na gravidez também podem incluir fortes dores abdominais e pernas e pés muito inchados, principalmente no final da gestação. Neste caso, deve-se consultar o obstetra o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado e prevenir complicações graves, como eclâmpsia, que pode prejudicar o bebê.
Como baixar a pressão alta
Para baixar a pressão que alta que não gera sintomas:
Tomar um copo de suco de laranja feito na hora e tentar se acalmar. Após 1 hora, deve-se medir a pressão novamente e se ela ainda estiver alta, deve-se ir ao hospital.
Para baixar a pressão alta em caso de emergência:
Tomar os remédios receitados pelo médico e repousar, tentando relaxar. Porém, caso a pressão alta se mantenha superior a 140/90 mmHg após