ABC do Comex
Blocos Econômicos e
Acordos do Brasil
3.1.
3
Globalização
É notório que o nosso planeta já pode ser considerado e chama-
do de pequeno planeta, em face da diminuição integração. de distâncias e de sua
Temos percebido um processo de globalização cada vez maior, e aquilo que vinha se materializando aos poucos, durante milênios, tomou impulso nas últimas décadas, assumindo proporções gigantescas na década de 90, tendo ficado completamente visível, sendo discutido por todos, apaixonadamente. Nota-se uma divisão clara de opinião entre aqueles favoráveis e aqueles totalmente contrários ao processo, ficando no meio aqueles que dizem pretender uma globalização racional, útil e que traga benefícios à humanidade e não apenas a alguns poucos que se beneficiam dela.
Falamos em milênios porque ninguém deve desconhecer que o processo de globalização, assim como a logística e o comércio exterior, é uma das primeiras filhas do homem, tendo nascido, praticamente, com ele. As três formam o triunvirato primário do homem.
Com isso, se quer dizer que a globalização não é um processo novo, mas muito antigo e que, assim como o homem e tudo que o cerca, apenas evoluiu com o passar do tempo. Como o homem nasce e cresce, também o processo de globalização nasceu e veio crescendo, sendo cada vez mais notado, até atingir a proporção atual, ainda longe de ter completado seu processo ou ciclo, o que talvez nunca ocorra, já que a evolução é parte integrante e permanente do homem.
38
Samir Keedi
É fácil entender o processo de globalização, e perceber que ele não tem nada de novo, ao se analisar a história da humanidade e ver como as coisas OCOITeram.
Note-se, por exemplo, para ser bem atual com os fatos que têm dominado o mundo nos últimos anos, a questão do Oriente Médio.
Quando os romanos invadiram a Judéia, não estavam fazendo qualquer outra coisa que não levando sua cultura, costumes, idioma, moeda, etc.,
aos