Antropologia sociedade
*A organização social: nação, estado e povo
Nação – Uma nação é formada por um conjunto de povos que vivem politicamente organizados em um estado autônomo. Esse povo que forma a nação, tem os mesmos costumes e a mesma cultura e por interesses, necessidades e aspirações comuns, ou seja, tem uma organização e vivem todos da mesma forma.
Povo – São os habitantes de uma nação, que seguem sua organização e vivem em comunidades num estado autônomo.
Estado – O estado é uma instituição entre outras instituições, dentro da cultura de uma determinada comunidade. Ele não é a sociedade ou a comunidade, é um complexo de comportamento característico dos membros da comunidade em uma parte de sua vida - a política. O estado é uma subentidade marcada por uma organização política comum com o governo bem desenvolvido. O estado é de tanta importância na civilização moderna e esta crescendo com tanta firmeza que não pode mais ser ignorado.
*As transformações culturais: Principais processos de modificação
Folha grifada 1*.
*O conceito de civilização
*Culturas tradicionais: as necessidades
Os primeiros registros do homem mostram que era muito difícil de sobreviver.
Já naquela época eles tinham a necessidade de atuar em grupos para caçar, se defender, e para construir. Isso exigia muito empenho para seus relacionamentos, mesmo porque eles não falavam, se comunicavam com gruídos, o que dificultava sua comunicação e tornava ainda mais difícil a vida em grupo. Caçavam juntos para alimentar todo o bando, e construíam suas moradias para abrigar a todos. Cada membro do grupo tinha que fazer alguma coisa, e essa vida de tarefas divididas era necessária para a sobrevivência do povo. ( falar sobre como estão as mudanças hoje em dia)
*Culturas urbanas: as necessidades das sociedades contemporâneas
A vida das pessoas hoje é muito diferente. Pessoas que vivem na mesma cidade tem culturas diferentes como musica, alimentação e etc..
TEMA