Pesquisa - Tipos de Bactérias
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AM
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM QUÍMICA
___________________________________________________________________
Aluno: Jonny Anderson de Menezes Batista - IQUI-21
CARACTERÍSTICAS DA PAREDE CELULAR DAS BACTÉRIAS
A parede celular das bactérias possui um aspecto rígido e é a responsável por manter a integridade da célula e determinar sua forma característica.
As bactérias geralmente são encontradas em um estado hipotônico (menos concentrado) em relação ao meio em que se encontram, pois seu citoplasma contém uma alta concentração de substâncias dissolvidas. Seguindo o princípio da osmose, a água invadiria a célula para equilibrar o sistema, contudo, a parede celular evita que isto ocorra.
O peptidoglicano (ou mureína) é o principal componente da parede celular, além de ser o responsável por sua rigidez. Antes de se tornarem membros da estrutura da parede celular, as moléculas formadoras do peptidoglicano são sintetizadas no interior da célula e transportadas pela membrana plasmática através do fosfolipídio bactoprenol-fosfato. Para que seja formada uma cadeia complexa, as cadeias peptídicas são ligadas covalentemente umas às outras por enzimas chamadas transpeptidases. A força e resistência mecânica da parede celular são proporcionadas pela forma cruzada da ligação entre os compostos que a constituem.
Embora a maioria das bactérias possua uma parede celular formada por peptidoglicano, dois grupos diferenciam-se quanto a sua forma e estrutura: bactérias Gram-positivas e bactérias Gram-negativas (o nome Gram provém do cientista Christian Gram, que no século XIX desenvolveu uma técnica de coloração rápida que poderia diferenciar bactérias pertencentes a um dos dois tipos).
BACTÉRIAS GRAM-POSITIVAS Sua parede celular é relativamente simples em estrutura e é composta por várias camadas de peptidoglicano que são ligados uns aos outros por ligações