Trabalho sobre Ciencias e Tecnologias
Esses seres vivos se alimentam de energia elétrica em sua forma mais pura, como elétrons. A pesquisa foi comandada por Kenneth Nealson, da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles.
A pesquisadora explica, em uma entrevista na revista New Scientist, que mesmo os seres humanos precisam de energia para sobreviver. Neste caso ingerimos o açúcar, por exemplo, que no organismo passa por uma transformação onde os elétrons são cobertos por células que fazem ATP. A questão é que essas bactérias possuem uma capacidade muito particular de escapar dessas etapas intermediárias necessárias a todos os outros seres vivos e se alimentarem diretamente da energia, em sua forma mais pura – os elétrons diretamente, a partir de superfícies minerais.
Segundo o site Hype Science, a equipe de Nealson é uma das poucas cultivando bactérias diretamente com eletrodos, fazendo com que elas sobrevivam apenas com energia elétrica e sem acesso a qualquer outro tipo de nutriente. Para a realização da pesquisa, a equipe coleta sedimentos marítimos, com um processo que inclui medir a tensão natural, inserir eletrodos e aplicar tensão.
Uma pesquisa já havia revelado a existência de uma bactéria que se alimentava de eletricidade, a Rhodopseudomonas plustris. Mas o fato é que esses micro-organismos podem ser muito mais comuns do que imaginávamos. Uma pesquisa mais recente comprova que existem diversas bactérias elétricas e elas podem ser encontradas em quase todos os lugares à nossa volta.
Esses seres vivos se alimentam de energia elétrica em sua forma mais pura, como elétrons. A pesquisa foi comandada por Kenneth Nealson, da