evangelho
Lar Cristão
Filhas de Sara
David Roper
TEXTO: 1 Pedro 3:1–7.
Se Abraão é o pai da fé (Gênesis 17:5; Romanos 4:11), Sara é a mãe da fé (Gênesis 17:16; Isaías
51:2). Ela estava com Abraão, em cada passo que ele deu, desde Ur dos Caldeus até a Terra
Prometida e além dela. Quando anjos apareceram a eles, ela acompanhou Abraão oferecendo-lhes hospitalidade (Gênesis 18:6). Segundo o autor da carta aos hebreus, o nascimento de Isaque foi um resultado da fé tanto de Abraão como de Sara: “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hebreus 11:11).
Assim como seu marido, Sara foi “uma pioneira da fé”.
Na Primeira Epístola de Pedro, quando o apóstolo retomou o assunto do casamento e quis ilustrar certos princípios, a pessoa que lhe veio à mente foi Sara:
Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma (1 Pedro 3:5, 6).
A expressão “vós vos tornastes filhas” é uma tradução literal do texto grego. Como o apóstolo estava se dirigindo a mulheres, “filhas” referiase mesmo às mulheres. Nesta lição, consideraremos as qualidades das “filhas de Sara”.
Estamos estudando o tema vital do casamento
e o lar. Nunca houve tantos livros disponíveis sobre casamento e lar, embora nunca tenha havido tantas pessoas enfrentando problemas no casamento e tantos lares destruídos. As famílias precisam voltar ao único livro infalível, a Bíblia. Enquanto nossos modelos do papel do marido e da esposa forem de quem tem o coração sintonizado com o mundo, o desastre será inevitável. Pedro apresentou um modelo diferente: Sara.
A lição anterior destinava-se aos maridos e pais. Esta lição contém um desafio para