Plantas Medicinais
Bactérias marinhas fazem digestão de plástico no oceano
No entanto, não é possível dizer que se trata de uma boa notícia.
Pesquisas apontam que bactérias marinhas encontradas no Oceano Atlantico vêm fazendo digestão de microplásticos no Mar de Sargaços.
Atualmente, com o crescente descarte inadequado do lixo doméstico, grandes quantidades de plástico vêm se acumulando e formando ilhas de poluição no que são chamadas de Giros Oceânicos.
Na grande maioria das vezes, esse lixo acaba parando nos mares e oceanos, e a capacidade de absorver o lixo vem diminuindo.
Aliado ao descarte incorreto dos resíduos domésticos, um fator que contribui para a deterioração dos oceanos são os resíduos de redes de pesca e despejo de resíduos industriais, que acabam se transformando em microesferas a partir da sua degradação no ambiente marinho.
Mas, o que pode ser a boa notícia é que pesquisas recentes do Instituto de Oceanografia Woods Hole, em Massachusetts identificaram micróbios marinhos fazendo digestão do plástico no Mar de Sargaços. Os pesquisadores afirmam que a descoberta pode ser tão perigosa quanto animadora. Como não se pode afirmar cientificamente o subproduto dessa digestão, ainda é incerto o futuro da pesquisa.
A região contém aproximadamente 1,1 tonelada de plástico, e o escaneamento microscópico mostra que as bactérias vivem dos resíduos de microplástico. Os pesquisadores dizem ainda que se tem conhecimento de bactérias e outros organismos fazendo a digestão do plástico em aterros e lixões, mas isso nunca tinha sido visto nos oceanos.
O mais interessante da descoberta é que, apesar de a poluição ainda ser contínua, o Mar de Sargaços se estabilizou com a presença dessas bactérias digestoras. A única preocupação do grupo de pesquisadores é sobre o subproduto que pode ser gerado por essas bactérias. Como eles não conhecem por completo o funcionamento desses sistemas de digestão, temem que outros animais, ao se alimentarem dessas